O cliente tem sempre razão até quando é inadimplente?

Conseguir realizar um importante serviço de sua companhia ou vender um produto é sempre motivo de alegria para o empreendedor. Porém, quando o cliente não paga, isso pode virar uma dor de cabeça.



Antes de ficar chateado com a situação, pare e analise todas as circunstâncias. Nos artigos anteriores falamos um pouco sobre isso. Mostramos que a inadimplência é um acontecimento comum na vida de todo empresário. Por conta disso, é preciso estar preparado.

Mas quando isso acontece, como o empreendedor deve lidar?

O primeiro mandamento é negociar com o cliente. Não sabemos que dificuldades ele pode estar passando. Será que também não está enfrentando a inadimplência?

Pensando nisso, separamos algumas dicas.

1 – É conversando que a gente se entende

Pequenas e microempresas possuem geralmente um baixo fluxo de clientes. Caso algum cliente antigo deixou de pagar por um serviço, faça contato com ele. Mostre sua preocupação.

Você pode ganha-lo de uma vez por todas. Caso seja possível, convide-o para tomar um café num papo descontraído e pense juntos em soluções.

2 – Pole Position

Quem não gosta de ganhar um prêmio? Então, faça isso com os clientes. Dê prêmios ou descontos para aqueles que pagam antes do tempo. Poderá incentivá-los a ficar atentos ao pagamento, e quem sabe, diminuir a inadimplência?

Além disso, esses descontos vão favorecer uma entrada de recursos financeiros de maneira antecipada, facilitando a sua vida na hora do pagamento de fornecedores e funcionários. A premiação também ajuda a melhorar o relacionamento, saindo do patamar “cliente” e indo para “parceiro” de negócios.

3 – Use a tecnologia

Há programas que realizam sistemas de cobranças para ajudar o empreendedor a acompanhar cada venda (de produto ou serviço). Isso é importante quando há um bom volume de empresas que negociam com a sua.

Por meio desses programas é possível ver a situação de cada um, histórico de pagamento entre muitas outras informações.

Alguns softwares de gestão financeira também fazem breves avisos quando há um atraso no pagamento. O cliente pode só ter esquecido de pagar.

– Cautela

Quando for cobrar, tenha cuidado. Toda abordagem precisa ser leve. Como falamos antes, não sabemos que situações podem estar dificultando os negócios de nossos clientes. Tenha empatia nesses momentos.
Caso seja necessário, negocie a dívida. Faça um abatimento naquele momento para facilitar o pagamento. Nunca se esqueça de que um cliente satisfeito e grato sempre promove indicações de sua empresa para outros.


Gostou das nossas dicas?

Então, continue nos acompanhando.

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