Fique preparado para a inadimplência

Todo empreendedor já se deparou com a inadimplência. Empresas operadoras de cartão de crédito sabem muito bem o que é isso. Mesmo com a prévia consulta do CPF ou do CNPJ de clientes, é possível que isso venha a acontecer. Por esse motivo, é preciso estar sempre preparado para qualquer situação.

Sabemos o quanto é ruim alguém atrasar ou deixar de realizar um pagamento de um serviço ou produto que a sua empresa prestou. O fluxo de caixa é o primeiro a ficar comprometido. Dependendo da circunstância, pode até faltar recursos financeiros para quitar uma dívida ou cumprir sua responsabilidade com o salário de funcionários.


O segredo é ter cautela e estar preparado antes que isso aconteça.


Alerta ao “sinal”  amarelo 
nos negócios

Fique atento, pois separamos algumas dicas. Elas podem ser uteis para o seu negócio.


– Primeiro

Tenha sempre uma reserva. Após calcular sua receita, veja quais são os gastos da empresa, como, por exemplo, dívidas com fornecedores, contas de água, luz, pagamentos de funcionários entre outros.

O valor que sobrar, separe uma porcentagem e esqueça esse dinheiro.

Invista numa poupança, compre título público ou veja alguma opção rentável.

Mas não o gaste.

Aproveite os bons momentos da sua empresa para investir no que é necessário para o crescimento dos negócios. Mas o valor destinado para reserva de emergência, deixe-o render o máximo que puder.

Num período de aperto, poderá ser essa reserva que irá salvar a empresa de uma falência.

– Segundo

Reveja sempre seus gastos. Analise quais despesas podem ser cortadas do orçamento. A economia que tiver separe uma parte para investimentos importantes e outra para a reserva.

Muitos optam pelo o sistema home-office, para diminuir gastos com salas comerciais. Mantém seus empregados trabalhando de casa, quando o tipo de serviço oferece essa possibilidade. Então, quando precisam receber clientes, contratam serviços de escritórios virtuais.
– Terceiro

Negocie com o cliente. Ele pode estar passando por um período difícil também. Por exemplo, veja mais formas de pagamento.

O próximo artigo falará sobre como dialogar com um cliente nessa situação.

Fique atento e não perca!

Escritório Virtual Brasil
Tenha um escritório equipado com custo reduzido e com toda comodidade, praticidade e funcionalidade, instalado no centro comercial e financeiro do Rio de Janeiro.
https://www.virtualbrasilrj.com.br/

2 comments on “Fique preparado para a inadimplência”

Deixe uma resposta

19 − quatro =

Abrir chat
Precisa de ajuda?