Como Utilizar os Veículos de Comunicação e Encontrar o Ideal para Anunciar?

Como Utilizar os Veículos de Comunicação e Encontrar o Ideal para Anunciar?

Para tomar uma decisão acertada é preciso ter informação; desse modo vamos detalhar (e analisar) os pontor fortes e fracos (Vantagens e Desvantagens) dos Canais de comunicação de Anúncios e assim poderemos optar pelos Veiculos Ideias para Comunicar o Produto/Serviço com o Público-alvo e obter melhores resultados para Alavancar sua Empresa.

1) Quais as vantagens e desvantagens dos seguintes veículos de propaganda?

a) Jornais: tem grande aceitação e alcança público variado, baixo custo por exposição, permitem mensagens relativamente longas, podem usar um pouco de cor e têm apelo de massa. Desvantagens: tem cobertura local, curto tempo de produção, a não ser que se repita o anúncio várias vezes, o que pode tornar cara a propaganda;

b) Revistas: a audiência pode ser geral ou especializada, há que que ser avaliado se devemos anunciar em revista de interesse geral ou especializada, tendo em vista que ás vezes tem melhor aproveitamento na mídia especializada – público específico – requerem relativamente longo tempo de preparo, o custo varia com o tipo de revista, permitem mensagens longas, uso eficaz de fotografias em cores, os apelos podem ser feitos sob medida. Desvantagens: preço não muito acessível (geralmente superior ao anúncio em jornal), público menor do que do jornal por decorrência do preço da mídia.

c) Televisão: aqui, o cuidado está voltado para o tipo de programa e horário que o público alvo irá assistir TV, assim poderá vê o seu anúncio. Vantagem: abrangência local ou nacional, alta qualidade, cores, som, imagens com movimentos, fotos etc,, podendo atingir vários tipos de público de acordo com programa escolhido. Desvantagens: custo mais elevado que todas as outras mídias, curto espaço de tempo e poucas palavras (curtíssimo).

d) Rádio: a exemplo da televisão, deve ser verificada emissora, bem como o horário e o programa que se vai anunciar, pois existem programas dirigidos a determinados públicos. Vantagens: aprasentação de som, mensagem por sensor – falada – que atinge bem os ouvintes. Desvantagens: cibertura local, tempo de duração relativamente baixo e a mensagem é curta.

e) Mala direta: cobertura seletiva com listagem de endereços, curto tempo de produção, relativamente cara, os apelos podem ser dirigidos, difícil manter a atenção do cliente. Vantagens: Pode ter o volume que se desejar e ser enviada a qualquer tipo de cliente, em grandes quantidades ou postagens periódicas. Associada a um trabalho de acompanhamento telefônico, costuma ter seu efeito bastante melhorado. Desvantagens: tem retorno reduzido em relação ao número de envios. Embora existam variações significativas de um ramo a outro, pode-se dizer, em linhas gerais que de 1 a 3% são retornos excelentes. Em função do aumento do uso desses recursos nos últimos anos, as pessoas hoje recebem muito mais malas-diretas que no passado, reduzindo seu interesse.

f) Outdoors – vantagens: quando colocados em locais de bom fluxo de pessoas e/ou automóveis, promovem o produto anunciado, com frases curtas. Mídias baratas e facilmente substituíveis. Desvantagens: A maioria é inadequada para veicular textos ou mensagens mais longas. Se o local não for bem escolhido, podem passar despercebidas. Dos três meios, o outdoor costuma ter vida mais longa, porém o seu preço é mais alto. Dependendo do local pretendido para fixação de cartazes ou faixas, pode ser necessária uma autorização da prefeitura local. As empresas de outdoor já possuem alvará para exibição de anúncios.

g) Cinema – vantagem: Desde que bem escolhido, aproxima a empresa de seus clientes potenciais, geralmente em clima festivo. Desvantagem: um filme desagradável ou mal sucedido pode arranhar o nome de seu patrocinador, causando danos imprevisíveis à imagem e até aos produtos da empresa.

h) Internet – atualmente a mais importante de todas e mais barata – vantagens: o alcance pode ser local, nacional e mundial, se consegue anunciar por centavos ou até de graça e costuma ter muita eficácia, ultrapassar expectativa e até escalar com pouco investimento. Desvantagens: alta concorrência, requer inovação ou criação e mão-de-obra escaça o que dificulta e encareçe a prestação de bons anúncios.

2) Quais Canais São Mais Adequados a Anunciar os Seguintes Produtos?

a) goma-de-mscar; (Resp.: cinema, eventos festivos, supermecados).
b) móveis de escritórios; (Resp.: josnais, TV, rádio e outdoors).
c) automóveis. (Resp.: jornal, TV, outdoors e internet).
d) Título de um Título de um clube social; (Resp.: eventos, jornais e TV).
e) Assessoria empresarial. (Resp.: internet, site próprio, visita pessoal, TV e indicação de clientes).
f) Escritórios Virtuais (Resp.: Internet: redes sociais e sites de busca, jornais, revistas voltadas para Profissionais e Empresas, TV).

Espero que tenham gostado da contribuição supra e posssa impulsionar os Anúncios da sua Empresa e faça Bons Negócios.

Severino Mamede – advogado e Consultor

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