A importância de ter um CNPJ

Umas das facilidades para um microempreendedor em abrir um MEI (Micro-Empreendedor Individual) é poder ser registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Você já se deparou com algum cliente que não levou a sério seu trabalho só por não ter CNPJ?

 

Vamos comentar os benefícios que ele pode gerar e o quão fácil é resolver a questão para o proprietário.

 

Negócios1. Contrato: Quando você abre um MEI, pode formatar um contrato. Você e o contratante ficam respaldados pela documentação e nele define-se valores, prazos e garante os direitos e deveres do contratado e do contratante.
2. Abertura de contas: Existe uma facilidade, perante ao banco, para abertura de contas. Quando aberta, fica no nome da empresa e garante benefícios para o empreendedor.
3. Pedido de empréstimos: Para os microempreendedores pedirem empréstimo, existem linhas de créditos específicas tanto junto ao banco, quanto nas empresas especializadas.
4. Emissão de notas fiscais: Para emitir nota fiscal o MEI deve dirigir-se à Secretaria de Fazenda do Estado ou do Município e solicitar a Autorização de Impressão de Nota Fiscal – AIDF. Depois disso, poderá procurar uma gráfica para elaboração de seu talão de notas fiscais.

 

 

O MEI poderá solicitar às Secretarias de Fazendas, Estadual ou Municipal, a emissão de Nota Fiscal Avulsa e/ou Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, sempre que necessário, caso ainda não tenha autorização para emissão dos talões próprios de Notas Fiscais.

 
Como visto, o CNPJ ajuda os microempreendedores a ter credibilidade com os clientes.

 

Entretanto, precisamos ressaltar que microempreendedores também possuem obrigações e responsabilidades, e algumas são mensais. Falaremos sobre elas no próximo artigo.

 

04-150p-01